domingo, 17 de julho de 2011

FÓRUM DE INTERNET E REDES SOCIAIS DO ALTO TIETÊ PROMOVE DEBATE

Ciclo de debates inicia-se com a discussão sobre a lei chamada de AI5 Digital

Depois do grande sucesso que foi a realização do I Encontro de Blogueiros e Redes Sociais do Alto Tietê, uma bela discussão sobre democratização dos meios de comunicação, nossa região volta a se reunir para dar um claro recado ao Congresso Nacional: queremos uma internet sem censura, sem vigilância. Somos contra o AI5 Digital.

Inicia-se agora um ciclo de debates. Nesta primeira oportunidade, o “Fórum de Internet e Redes Sociais do Alto Tietê” traz para discussão o Projeto de Lei 84/99, do hoje Deputado Federal Eduardo Azeredo (PSDB/MG), que tem como objetivo tipificar crimes na internet.

Estranhamente, no último mês, ocorreu uma onde de ataques de crackers a sítios governamentais. Diante disso, imediatamente os deputados resolveram colocar em pauta a votação do projeto. A previsão é de que ocorra nas primeiras semanas de agosto.

Mas a lei, ao invés de deixar a internet segura, se aprovada, promete ser um meio para  aplicar censura na internet e uma vigilância permanente sobre nossas ações. Além disso, não impedirá as ações dos crackers, mas ao mesmo tempo direitos civis básicos serão restringidos e poderá inclusive limitar a inclusão digital

Diversas ações hoje comuns poderão ser tipificadas como crime: compartilhamento de músicas, fotos, imagens; desbloqueio de celular, usar bots em games e digitalização de músicas. A lei poderá obrigar os provedores a arquivarem todos os dados de navegação e poder restringir a ampliação das redes abertas de banda larga.

A lei tende a tornar suspeitas as redes P2P e criar várias barreiras para o livre tráfego de informação na internet.

Diante disso, o Alto Tietê deve mandar um recado ao Congresso pois a internet, como ela é hoje, permitiu que milhões de pessoas tivessem acesso aos mais diversos conteúdos e ao mesmo tempo permitiu que elas se tornem produtoras de informação e tecnologia, sem autorização ou vigilância dos governos.

Participe.

Serviço
Debate sobre o AI5 DIGITAL - Projeto de Lei que prevê vigilância e censura em nossa internet
Data: 30 de julho de 2011
Horário: das 09 às 13:00H
Local: Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”
Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – CEP 08674-010, Suzano/SP

Inscrições e programação completa: www.blogsdoaltotiete.blogspot.com

Fale conosco: 
blogueirosat@gmail.com

Um comentário: